Conheça os computadores quânticos!
19/03/2010 21:45Vários grupos de pesquisadores, ao redor do mundo, estão estudando formas de usar as partículas fundamentais da luz, fótons, para substituir os elétrons e criar processadores ópticos. Progressos recentes visando à computação na velocidade da luz incluem nano fios de diamante, uma “pancada” de luz com direito a um processador de luz que se parece mais com um arco-íris.
No enfoque tradicionalmente utilizado para a fabricação dos chips ópticos, os pesquisadores fazem minúsculos furos em placas de silício, cuidadosamente espaçados, por meio dos quais eles tentam controlar e dirigir os fótons. Até agora, o objetivo mais perseguido era aprimorar a técnica de fabricação para obter uma matriz de furos que fosse a mais regular e ordenada possível. Isto porque havia uma convicção geral de que a desordem ou as imperfeições na malha de nano furos reduziria ou simplesmente destruiria a funcionalidade do chip óptico.
Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência. O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável (exponencial no tamanho da entrada), como por exemplo, a fatoração em primos de números naturais. Encontrar todos os fatores primos de um número grande pode ser uma tarefa muito difícil. Um computador quântico poderia resolver este problema muito rapidamente.
O novo dispositivo pode ser interpretado como sendo uma espécie de "caixa de fótons", ou seja, uma estrutura capaz de captar e reter os constituintes elementares da luz, os fótons. Ou, em outras palavras, uma forma de acoplamento entre a luz e a matéria, criando um qubit, um bit quântico. Essa tecnologia já existe e em alguns anos estará nas empresas e até nas casas das pessoas visando a facilidade e a velocidade de tarefas.
Aprenda sobre a tecnologia quântica no vídeo abaixo. Aproveite!
———
Voltar