Conheça mais sobre o novo sistema Linux

23/03/2010 14:50

 Seria uma boa opção adotar o adorável pingüim símbolo do Linux? Muitos computadores vêm de fábrica com o novo sistema instalado, afinal, o Linux é um S.O livre, sem custos adicionais, tornando a máquina mais barata e mais vendável. Mas e suas funcionalidades? Será que ele é tão pratico, seguro e eficiente quanto o Windows? Essas perguntas pesam na hora de escolher o sistema operacional que você pretende utilizar em seu computador, ainda mais com o lançamento do grande Windows Seven.

 Para quem não sabe, a história do Linux é bem interessante. Linus Torvalds desenvolveu o Linux para seu uso pessoal. O nome Linux surgiu da mistura de Linus e Unix. O Unix tem sua origem ligada ao sistema operacional Multics, desenvolvido na década de 60. Você não deve estar entendendo nada, e é por isso que a Fahrenheit ira esclarecer essas dúvidas.

 O projeto Multics era realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT), pela General Eletric (GE), pelos laboratórios Bell e ainda pela American Telephone na Telegraph (AT&T). A intenção do projeto era de que o Multics tivesse características de um compartilhador, ou seja, vários usuários compartilhando os recursos de um único computador, se tornando um dos sistemas mais arrojados na época.

 Mas qual a relação de tudo isso com o Linux? Para responder essa pergunta, é necessário falar de outro S.O, o Minix. Minix é uma versão do Unix, contudo, gratuita e com o código fonte aberto. Isso significa que qualquer programador pode fazer alterações e personalizar o sistema do seu modo. Ele foi criado originalmente para uso educacional, para quem quisesse estudar o Unix na íntegra. No entanto, ele foi escrito do "zero" e apesar de ser uma versão do Unix, não contém códigos da AT&T e por isso pode ser distribuído gratuitamente.

 Agora que você entendeu todas essas relações, podemos relacionar o enfoque principal dessa história, o Linux. Linus Torvalds era um estudante de Ciências da Computação e decidiu desenvolver um sistema mais robusto que o Minix. O Linux é um sistema operacional livre e é uma re-implementação das especificações POSIX para sistemas com extensões System V e BSD. Isso significa que o Linux é bem parecido com Unix, mas foi escrito de outra forma.

 Sem sombra de duvidas, um dos maiores atrativos do Linux é o custo zero. Mas por que ele é gratuito? Torvalds, quando criou o Linux, não tinha a intenção de lucrar e sim desenvolver um sistema para facilitar seu uso pessoal (como foi dito acima). O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi de ajuda coletiva, ou seja, ele coordenou e ainda coordena os esforços coletivos de um grupo para melhorar o sistema que desenvolveu. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com esse desenvolvimento, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.

 Agora que você aprendeu sobre como o Linux surgiu, pode entender melhor suas especificações e suas funcionalidades. Na realidade, como esse sistema é de código aberto, existe muitas variações e versões espalhadas pelo mercado. As mais usadas são: Satux, Ubuntu, Red Hat, kurumin e o Fedora. Como este artigo foi escrito para ajudá-lo(la) a escolher seu sistema operacional, deixemos de lado as variadas versões do Linux e vamos nos focar nas vantagens e desvantagens do Linux.

 Primeiramente, se você pretende comprar um computador ou notebook, se optar pelo Linux como S.O estará pagando muito mais barato que um com Windows Vista por exemplo. O Linux sai quase gratuito e pode ainda ser baixado pela internet sem custos, além de não necessitar de seriais para instalação.

 A aparência do Linux é quase igual a do Windows. O sistema Satux Linux é quase idêntico ao Windows XP, o que é um ponto positivo para o “novo” sistema, mas suas funcionalidades são muito diferentes, mais complicadas e até mesmo reduzidas. O Windows XP, é um dos S.O mais leves e eficientes do mercado, além de não ser muito caro. Já o Satux, por exemplo, possui complicação com compatibilidade em relação a certos softwares, como o pacote Office e outros aplicativos comuns.

 A versão do Linux Ubuntu, em pouco mais de um ano, se tornou uma das distribuições mais populares. Já a Red Hat é uma das principais distribuições e que influenciou um grande número de outros sabores do Linux. Mas todas as versões do Linux, quando comparadas as do Windows, pecam em compatibilidade e praticidade. O Windows, independente da versão é sem duvidas o melhor sistema para um computador pessoal ou empresarial, possuindo ferramentas de fácil acesso, uteis ao dia-a-dia e ainda personalizáveis.

Voltar

Pesquisar no site

© 2007 Todos os direitos reservados.